terça-feira, 10 de abril de 2012

Ultrarromantismo



Definição

A expressão plena dos sentimentos pessoais e das paixões atingiu seu ponto mais alto com os poetas da segunda geração romântica, que escreveram principalmente nas décadas de 1840 e 1850.
Influenciados pelos românticos europeus, sobretudo Byron e Musset, esses poetas representam o Ultra-Romantismo (também chamado de “Mal-do-Século”, cuja poesia é extremamente egocêntrica e sentimental, exprimindo um pessimismo doentio, uma descrença generalizada, um tédio pela vida e uma obsessão pela morte que impregna tudo de tristeza e desilusão.
A poesia desta geração é quase sempre superficial e artificial, servindo como desabafo das próprias tristezas e frustrações, procurando envolver emocionalmente o leitor.

EXEMPLO DE AUTOR E OBRAS   

Álvares da Azevedo Lira dos Vinte Anos, Poema do Frade, Noite na Taverna, Macário.
Apesar da curta vida ele é o melhor representante da poesia Ultra-Romântica brasileira.
Seus poemas expressam uma concepção do amor que ora idealiza a mulher, identificando-a como um anjo, ora a representa envolvida por um grande erotismo e sensualidade; nos 2 casos ela é sempre inacessível, distante do poeta. O sentimento de morte e o tema da evasão (fuga da vida real para um mundo de sonhos e fantasias são outros temas abordados em sua poesia.

Fonte da pesquisa: http://www.infoescola.com/literatura/ultra-romantismo/

Um comentário:

  1. Muito bom teu blog, Pedro!
    Continue postando tuas ideias, um dia vai olhar teu blog e lembrar de tudo o que fez e curtiu.
    Abs

    ResponderExcluir